Foi assim que, com frequência cada vez maior, passamos a ver bandas que passaram a disponibilizar seus álbuns diretamente na internet como o Radiohead (onde o internauta escolhia que valor pagar pelo trabalho do grupo), o Nine Inch Nails em seu último álbum (The Slip, lançado em maio e que só agora ganha versão física) entre milhares de outros artistas outrora excluídos do universo das gravadoras e que quase nunca conseguiam furar o bloqueio da grande mídia para com os independentes.
Agora, um novo modelo de distribuição musical se apresenta: o Álbum Virtual, onde o usuário faz o download do álbum recebendo além das músicas (em alta qualidade - taxa de compressão a 320 kbps), o encarte em pdf, fotos, vídeos etc. No Brasil quem está inaugurando essa nova fase na distribuição de música é a gravadora Trama que trouxe de outras áreas como a esportiva e o audiovisual, a idéia de patrocínio empresarial para o lançamento comercial de música. Dessa maneira, o álbum já chega pago ao mercado (isso sem contar os custos provenientes de carga tributária, frete, jabá, comissões de venda etc)
Tom Zé, sempre ele, foi a primeira cobaia com o álbum ao vivo de Danç-êh-sá, seguido pelo grupo cuiabano Macaco Bong e sua estréia com Artista Igual A Pedreiro e agora, pelo aguardado segundo álbum da banda brasileira mais famosa lá fora da atualidade, Cansei de Ser Sexy (ou CSS), Donkey.
Clique na imagem da capa para ser redirecionado para a página do respectivo álbum virtual e seja feliz!
ps. é necessário fazer cadastro na trama virtual mas é simples e "de grátis"!



2 comentários:
finalmente estão acordando pra esta coisa da internet... bom que as gravadoras ou se readequem ou sumam de vez... como se sabe, artista sempre ganhou grana mesmo com show... cd era só pra divulgar o trabalho, o lucro ficava todo com a gravadora... ou seja, agora está tudo onde devia estar...
lembrei de ti, baixei e assisti O Balconista 2 - logo no inicio tem um I knew it - hhahhahahhha
Postar um comentário